Vantagens e Desvantagens dos transgênicos

14/06/2010 21:21

 

Vantagens:

1. O alimento pode ser enriquecido com componentes nutricionais como aminoácidos e vitaminas.

2. O alimento tem a função de prevenir, reduzir ou evitar riscos de doenças, através de plantas modificadas para produzir vacinas, por exemplo.

3. Sua resistência diminui o uso de aditivos químicos. Como exigem 80% menos inseticida e são resistentes aos herbicidas, os transgênicos reduzem a contaminação do solo, dos rios e dos próprios alimentos. Isso garante estabilidade dos custos e preços. Possuem também maior durabilidade na estocagem e armazenamento.

4. Em média 8% mais produtivos, grãos modificados podem ser importantes na preservação de florestas, por exemplo, pois se consegue maior produção em área menor.

Desvantagens:

1. O lugar onde o gene é inserido não pode ser controlado completamente, o que pode causar resultados inesperados.

2. Os genes são transferidos entre espécies que não se relacionam, não respeitando as fronteiras da natureza.

3. A uniformidade genética aumenta a vulnerabilidade do cultivo, pois a invasão de pestes, doenças e ervas daninha é maior em áreas que plantam o mesmo tipo de cultivo.

4. Há evidências de que os cultivos transgênicos podem proporcionar um aumento de alergias em relação a cultivos convencionais.

5. As plantas que não sofreram modificação genética podem ser eliminadas pelo processo de seleção natural, pois as transgênicas possuem maior resistência.

A discussão gira, então, em torno de saber se as vantagens compensam as possíveis desvantagens. Por exemplo: O que é mais danoso à ecologia, usar sementes transgênicas ou pulverizar as lavouras com toneladas de pesticidas, como se faz hoje?