Orgânicos e suas vantagens e desvantagens

16/06/2010 19:21

 Para a agricultura, orgânicos são os cultivos sem uso de pesticidas convencionais, fertilizantes artificiais ou radiação ionizadora. Usam estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças.

Para animais, orgânicos são aqueles criados sem o uso rotineiro de antibióticos ou hormônios de crescimento.

 

 

 

Vantagens:

1. São Nutritivos e Saborosos: Os orgânicos conservam propriedades como vitaminas, sais minerais e proteínas. Não contêm substâncias tóxicas e nocivas, pois não usam pesticidas convencionais. Já os alimentos de origem animal não estão contaminados por medicamentos aplicados na pecuária convencional.

2. Amparo ao Pequeno Produtor: Adquirindo orgânicos contribui-se com a redução do êxodo rural e ajuda-se a acabar com o envenenamento por agrotóxicos em cerca de 1 milhão de agricultores no mundo. Assim, as pequenas propriedades poderão manter-se sem dívidas pela compra de insumos químicos.

3. Solos Férteis: A agricultura orgânica poderia reverter a situação de perda de solo fértil pela erosão em função do uso inadequado de práticas agrícolas convencionais.

4. Biodiversidade: A Agricultura Orgânica preserva sementes e impede o desaparecimento de muitas espécies, fortalecendo o ecossistema.

Desvantagens:

1. Alimentos orgânicos geralmente custam 10 a 40% a mais do que os produzidos convencionalmente.

2. Pesquisadores dizem que o alimento orgânico é menos seguro, especialmente por problemas relacionados à sua conservação, pois os males provocados por alimentos mal conservados seriam maiores do que o consumo de produtos químicos em níveis convencionais. Há também maior risco de que os orgânicos apresentem doenças como vírus e fungos.

3. A agricultura tradicional diz que as práticas de agricultura orgânica causam mais danos que as convencionais. Por exemplo, diz que preparar a terra usando o herbicida glifosato reduz sua erosão em comparação com o uso de um arado. Além disso, fazendas orgânicas usam mais terra para produzir a mesma quantidade de alimento.

4. Outro ponto é que ela só funciona porque as doenças e as pragas são barradas pelo controle feito pelas fazendas convencionais, não se disseminando assim às orgânicas. Se a agricultura orgânica se tornasse universal, as pestes se tornariam um grande problema.

5. Os críticos da agricultura orgânica também atacam a sua produtividade, que é muito mais baixa que a demanda mundial. De acordo com eles, se fosse possível sua implementação no mundo todo, faltariam alimentos para a população.